4 dicas para conquistar clientes para seu negócio

17/01/2017

Para o crescimento de qualquer negócio é essencial encontrar formas de conquistar clientes. Assim, para ajudar sua empresa a explorar novas maneiras de atrair consumidores, separamos 4 dicas de Inbound Marketing - uma estratégia consagrada.

Antes de tudo, devemos saber que o Inbound Marketing nada mais é que uma nova forma de se trabalhar com o marketing, sendo um conjunto de estratégias de bom relacionamento voltadas para a atração do cliente, fazendo com que ele venha por livre e espontânea vontade até o seu negócio.

Após saber isso, veremos boas práticas que te auxiliarão para conquistar clientes.


Conheça seu Cliente

Conhecer os consumidores é, com certeza, a chave para qualquer estratégia de marketing de sucesso. Saber quais são as necessidades e desejos do seu público-alvo ajuda a criar campanhas de divulgação mais eficientes, além de facilitar o processo de melhoria de seu produto ou serviço.

Antes de qualquer ação é necessário saber, justamente, qual é o seu target, qual o público que deseja alcançar. Assim, uma das maneiras mais práticas de organizar as informações coletadas a respeito do seu target é criando uma persona.

A persona é um fichamento de dados e características do seu cliente ideal, que pode ser criada respondendo a algumas perguntas que te ajudem a conhecê-lo melhor. Quanto mais perguntas relacionadas ao hábito de consumo, melhor!

Seguem algumas dicas:

  1. Qual é a idade média de seus clientes?
  2. A que classe social pertencem?
  3. Quanto gastam na compra de seus produtos ou serviços?
  4. Quanto podem gastar?

Mas para te auxiliar no processo existe uma ferramenta de preenchimento chamada Mapa de Empatia, como podemos ver a seguir:

mapa de empatia

Por fim, ao criar uma persona, é habitual atribuir informações específicas como nome, gênero e idade. Isto para torná-la mais memorável e facilitar a comunicação entre a sua equipe.

Assim, com uma persona em mãos é possível aplicar as próximas 3 dicas a seguir com muito mais eficiência, portanto, caso tenha interesse, confira as dicas da Resultados Digitais sobre como criar personas.


Saiba utilizar as Redes Sociais a seu favor

Uma pesquisa realizada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM) demonstrou que 92% dos usuários de internet no Brasil estão nas redes sociais. Os usuários passam, em média, 3 horas por dia conectados a estas redes, criando uma excelente oportunidade para que empresas exponham sua marca e interajam com os clientes de uma forma simples e lúdica. Ou seja, uma ótima oportunidade para conquistar clientes.

Além da alta exposição, a maioria das redes sociais permite que os usuários compartilhem e se engajem diretamente com o conteúdo postado, fazendo com que os próprios clientes divulguem sua marca para amigos e familiares.

O primeiro passo para utilizar as redes sociais como ferramenta de atração de consumidores é identificar qual delas atende melhor às suas necessidades. Enquanto criar um perfil no Facebook ainda pode ser uma ótima oportunidade para empresas que desejam construir uma imagem mais descontraída e estabelecer um relacionamento mais íntimo com os clientes, está longe de ser a única opção.

Para quem possui um forte apelo visual, como lojas de roupas, restaurantes, agências de viagens ou outras indústrias que costumam chamar a atenção por meio de imagens, é interessante usar e abusar de redes como o Instagram e o Snapchat, como é o caso da Zara e da Pizza Hut, que utilizam as publicações nestas redes para gerar a necessidade de consumo:

rede social zara e pizza hut

Por outro lado, se sua empresa é uma prestadora de serviços pode ser mais interessante atuar no LinkedIn. A rede, que já conta com mais de 7 milhões de usuários somente no Brasil, é muito mais do que uma ferramenta de networking, e é ideal para divulgar negócios B2B (Business to Business).

Outras dicas importantes para atuar nas redes sociais são manter um perfil ativo e analisar periodicamente o desempenho das publicações. O Facebook, por exemplo, permite que o usuário acesse estatísticas detalhadas sobre o engajamento com as publicações, que ajudam a saber exatamente que tipo de post está trazendo mais resultados.


Gere Conteúdo

Mais uma ótima opção para aumentar a visibilidade de sua empresa e conquistar clientes é passar a criar seu próprio conteúdo. Essa estratégia é chamada de Marketing de Conteúdo e pode atrair até 3 vezes mais possíveis clientes, com apenas 62% do esforço de ações tradicionais de marketing.

Seja publicando seus próprios artigos em um blog ou criando vídeos para o YouTube, o importante aqui é gerar valor para seu público-alvo e não tentar simplesmente empurrar sua marca para cima do usuário. Um ótimo exemplo é a Hellmann’s, que aposta na publicação de receitas em seu site:

marketing de conteudo hellmanns

Para encontrar o tipo de conteúdo que mais se enquadra ao seu negócio, faça um pequeno estudo sobre seu público alvo: O que eles compartilham em suas redes sociais? Que tipo de mídia costumam consumir? Quais são seus interesses?

Assim como na manutenção de perfis em redes sociais, outra dica crucial para a criação de conteúdo é manter uma certa periodicidade na criação de conteúdo, para garantir que sua marca esteja sempre presente e fidelizar os consumidores. Com o passar do tempo, é possível analisar quais publicações trouxeram mais resultados para cada tipo de público, tornando o processo de criação mais prático e eficiente.


Aumente sua visibilidade nas ferramentas de busca

Os 2 primeiros colocados em uma pesquisa no Google costumam atrair mais que 50% de todos os cliques, sendo assim essencial que as empresas que desejam aumentar sua visibilidade invistam em atingir melhores posições no ranking do Google. Mas você já parou pra pensar como o Google faz para escolher as páginas que aparecem entre os primeiros resultados? Calma, a gente explica!

O processo de otimizar uma página na web para ter melhores resultados em ferramentas de busca é chamado de SEO (Search Engine Optimization), e consiste em cumprir uma série de fatores que influenciam o ranqueamento nestes sites. Uma das maneiras de fazer isto, por exemplo, é fazer com que o site de sua empresa consiga se adaptar a dispositivos mobile, para que qualquer usuário possa acessá-lo. Você pode descobrir mais sobre o assunto no nosso artigo sobre como aparecer nas pesquisas do Google.

Outra maneira comum de alavancar sua posição é investir na criação de anúncios em plataformas como o próprio Google AdWords, que costuma ser uma ótima ação para atração de clientes à curto prazo.

Anuncio Conpec Google Adwords

O AdWords ainda permite que você delimite o público-alvo do anúncio por informações demográficas, de forma que quanto mais específica for a sua delimitação, mais barata e eficiente será a publicação.


Com isto enceramos as quatro boas práticas que são de exímia importância para conquistar clientes. Caso tenha ficado alguma dúvida, ou deseje acrescentar informações, comente aí

Foto de Bernardo Lanza
Bernardo Lanza
Estudante de Engenharia de Computação na Unicamp e Presidente Executivo (2016) da Conpec.
Artigos relacionados

Desculpe, nenhum artigo relacionado foi encontrado