Descubra como aparecer nas pesquisas do Google.

27/10/2016

Saiba as melhores práticas para melhorar a posição do seu site nas pesquisas do google: utilize descrições, keyword, hierarquias, entre outros.

O que é SEO?

O SEO, também conhecido como Search Engine Optimization, pode ser definido como um compilado de práticas de programação e de redação que permitem os sistemas de busca (como o Google) classificarem o conteúdo do seu site como relevantes para a pesquisa feita pelo usuário.

Ou seja, o SEO é uma das ferramentas mais importantes para o sucesso do seu site em mecanismos de buscas, permitindo você aparecer nas pesquisas do Google. Isto pois, como demonstrado nas pesquisas feitas na MOZ, 36% dos tráfegos em sites são adquiridos pelas buscas feitas em sites como Google, Bing e Yahoo. Concomitantemente a isto temos o Slinghost SEO, este mostra que os 10 primeiros resultados no Google recebem, em média, uma taxa de cliques de 52%.

Melhore os resultados orgânicos do seu site para aparecer nas pesquisas do google

Resultados pagos x Resultados orgânicos

Para aparecer nas pesquisas do Google temos 2 tipos de resultados: o pago e o orgânico. Este primeiro, como o próprio nome diz, são sites que pagam o Google para aparecer em destaque (utilizando uma ferramenta que chamamos de Adwords), ficam no topo dos resultados e indicados com uma barra verde “Anúncio” (a região verde da imagem abaixo).

Já o segundo diz respeito aos resultados do algoritmo do Google ao analisar os sites, classificando cada um de acordo com a relevância do conteúdo para a pesquisa do usuário (região laranja da imagem abaixo).

Resultado pago e resultado orgânico

Agora você deve estar se perguntando: “Como posso melhorar os resultados do meu site sem utilizar os resultados pagos?”. Então vamos lá!

Métricas utilizadas para aparecer nas pesquisas do google

Para melhorar sua classificação orgânica na página do Google devemos seguir algumas recomendações que o próprio Google nos dá. As principais delas são:

  1. Escreva textos para a sua persona, não para os mecanismos de busca:

    Com o avanço do algoritmo de pesquisa do Google, os sites que não focam na criação de um conteúdo de boa qualidade e voltado ao usuário fim são penalizados e tem um menor índice de rankeamento. Então, antes de tudo, se preocupe na criação de um bom conteúdo para seu cliente.
  2. Hierarquia de texto:

    Os textos produzidos pelo seu site devem ser muito bem divididos para a análise do algoritimo do Google, ou seja, devem possuir títulos, subtítulos e ênfases (como palavras principais em negrito).
  3. Descrição e keywords:

    Sua página deve ter o que chamamos de meta description e meta keywords, ou seja, uma descrição no cabeçalho do código do seu site e palavras chaves referentes ao conteúdo que o usuário pode encontrar na sua página.
  4. URL da página:

    A URL (endereço) do seu site deve ser descritivo, explicitando o que o usuário fim pode encontrar na página que você criou. Exemplo de mau uso: blog.conpec.com.br/post?id=123; Exemplo de bom uso: blog.conpec.com.br/4-motivos-para-sua-empresa-ter-um-site/
  5. Imagens com descrições:

    No Brasil temos muitos problemas na conexão com a internet e isto acaba afetando o carregamento de imagens, para driblar este problema é de exímia importância que em todas as imagens do seu site tenha uma legenda interna (o que chamamos de ALT da imagem), isto fará com que caso a imagem não carregue pelo menos a descrição do que ela representa seja explicitada ao usuário, melhorando a experiência do usuário.
  6. Site de influência:

    O seu site deve ter links que apontem para páginas externas e que páginas externas apontem para a sua, ou seja, outros sites citarem o seu trabalho.

O assunto é muito amplo, há diversos fatores que podemos abordar aqui para fazer o seu site aparecer nas pesquisas do google (como Mobile-Friendly, sites seguros com HTTPS, entre outros). Mas como este é um texto introdutório, por hora, não iremos entrar tão a fundo no assunto.

Caso queira saber um pouco mais sobre, recomendamos que acessem alguns links:

Finalizando, se ficou alguma dúvida ou se quiser dar alguma dica, entre em contato conosco ou deixe um comentário logo abaixo. Prometemos que nós responderemos rapidinho! :)

Foto de Matheus Lourenço Donangelo
Matheus Lourenço Donangelo
Estudante de Ciência da Computação na Unicamp, Assessor de Marketing na Conpec.
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