Scrum: Uma das principais metodologias de gestão de projetos!

09/12/2016

Entenda um pouco mais sobre o scrum, uma das principais metodologias utilizadas na solução em TI para acelerar o projeto e aumentar a satisfação do cliente.

equipe de desenvolvimento agil

Trouxemos nos dois últimos posts de nosso blog os assuntos: “Saiba como validar a sua ideia de empreendedorismo” e “A importância de desenvolver um aplicativo para o meu negócio”. Porém, depois de ter lido e entendido um pouco mais sobre, com certeza ainda existem muitas dúvidas. Sendo uma das principais: como escolher quem irá desenvolver minha aplicação? Traremos neste post um dos critérios a ser comparado: a metodologia de gestão de projetos da empresa a ser escolhida.


Metodologias

Uma metodologia nada mais é que um conjunto ou sistema de métodos, princípios e regras, que juntos servem para regulamentar a organização de um sistema de procedimentos. No nosso caso, o desenvolvimento de um projeto.

Assim, antes de mais nada, é importante saber por onde se guiar para conhecer mais a fundo sobre tais metodologias. Portanto temos uma das bibliografias mais utilizadas pelos especialistas: o PMBOK (Project Management Body of Knowledge), um compilado de conhecimentos desenvolvido pelo PMI (Project Management Institute) adotado por diversas indústrias como padrão. No entanto o PMBOK não se trata exatamente de uma metodologia, mas lista e descreve os tópicos necessários para o gerenciamento dos projetos, sendo que quase todas as metodologias existentes hoje se baseiam nela. Existem 10 conhecimentos fundamentais durante o gerenciamento de um projeto, conforme a lista abaixo:

  • Gerenciamento da Integração;
  • Gerenciamento de Escopo;
  • Gerenciamento de Custos;
  • Gerenciamento de Qualidade;
  • Gerenciamento das Aquisições;
  • Gerenciamento de Recursos Humanos;
  • Gerenciamento das Comunicações;
  • Gerenciamento de Risco;
  • Gerenciamento de Tempo;
  • Gerenciamento das Partes Interessadas;

Extraído de Brasil PMI

Agora veremos uma das principais metodologias utilizadas no mercado, principalmente quando tratamos de solução em TI.


A metodologia ágil

Nesse universo de metodologias, algumas são chamadas de ágeis. Mas por quê? Primeiro vamos atrás da história por trás dessas. Alguns desenvolvedores da área de software resolveram se unir para debater as melhores formas de trabalharem em seus projetos. Com base nisso, criaram o Manifesto Ágil onde as metodologias ágeis seguem alguns princípios:

  • Indivíduos e interação entre os membros mais que focar em processos e ferramentas;
  • Software em funcionamento mais que documentação abrangente;
  • Colaborar com o cliente mais que negociação de contratos;
  • Responder a mudanças mais que seguir um plano.

Bem, após ler tudo isso, gostaríamos de trazer a principal metodologia ágil adotada pelas empresas de desenvolvimento de software e solução em TI: trata-se do SCRUM.


As vantagens do SCRUM

ciclo do desenvolvimento agil

Como o desenvolvimento é dividido em ciclos de não mais que 30 dias, se torna mais fácil realizar mudanças em relação ao projeto original, priorizando sempre a satisfação do cliente com o produto final, dando mais qualidade ao desenvolvimento. Além disso, é mais fácil e mais rápido corrigir um projeto durante o desenvolvimento dele do que corrigi-lo no final.


Como funciona o SCRUM?

Ao chegar à empresa, uma equipe responsável será formada para acompanhar o seu projeto, e esta será composta por:

  • Um Product Owner:

    Pode ser o próprio cliente ou um membro da empresa que sabe a fundo o problema ao qual o projeto deve solucionar;
  • Um SCRUM Master:

    Sabe a fundo os valores e práticas do desenvolvimento ágil e garante que a equipe inteira siga o SCRUM;
  • Um SCRUM Team:

    Nada mais é que a equipe de desenvolvimento. Não há uma divisão em funções como programador, designer, analista de testes ou arquiteto. Todos irão trabalhar juntos para entregar o que se comprometeram para a Sprint.

O projeto é dividido em uma lista de funcionalidades (Product Backlog) que devem ser desenvolvidas em um número de ciclos, chamadas de Sprints, sendo que no começo de cada ciclo há uma reunião entre o gerente do projeto, a equipe de desenvolvimento e o cliente, a fim de definir quais funcionalidades devem ser priorizadas a serem desenvolvidas naquela sprint. Além disso, são realizadas outras reuniões periódicas entre o gerente e a equipe de desenvolvimento a fim de acompanhar e debater o andamento do projeto. Por fim, realizam-se as reuniões de retrospectiva da sprint (Sprint Retrospective), antes de iniciar um ciclo ou finalizar o projeto, que serve para identificar o que funcionou bem, o que pode ser melhorado e que ações serão tomadas para melhorar, e de revisão (Sprint Review Meeting) que funciona como uma apresentação de demonstração para mostrar as funcionalidades implementadas durante a sprint.



Agora que você já sabe sobre uma das principais metodologias utilizadas para solução em TI, que tal se aprofundar no assunto e ler esse artigo que lista motivos e estatísticas sobre o porquê de várias empresas estarem escolhendo essa metodologia: "Agile its value"

E aí, você já teve alguma experiência com empresas que desenvolvem com a metodologia ágil? Ficou com alguma dúvida se isso pode se aplicar ao seu negócio? Deixe seu comentário aí abaixo ;)

Foto de William Quintas
William Quintas
Estudante de Engenharia de Computação na Unicamp e Coordenador de PMO na Conpec.
Artigos relacionados
Minha empresa precisa de controle de processos?
Leia mais..
Saiba como validar sua ideia de empreendedorismo
Leia mais..
A importância de desenvolver um aplicativo para o meu negócio.
Leia mais..
Automatização de processos: entenda como otimizar resultados do seu negócio
Leia mais..