e-RH: Como a tecnologia pode ajudar na gestão estratégica de pessoas

26/01/2017

Entenda como algumas ferramentas podem otimizar o trabalho em uma das áreas mais sobrecarrega das empresas: o famoso RH.

Tecnologia em recursos humanos

Não é novidade pra ninguém que a tecnologia está cada vez mais presente no dia-a-dia das pessoas e das empresas, e seria um desperdício se os setores de Recursos Humanos não se aproveitassem disso. São diversos os focos em que ferramentas virtuais podem ser úteis na gestão estratégica de pessoas, garantindo melhores resultados para as organizações. Portanto, neste artigo nós vamos tratar de alguns deles, e mostrar como as ferramentas virtuais podem ser úteis para você.

Captação de Talentos

A imagem mais comum que vêm à cabeça quando se trata de processos seletivos de empresas é a realização de dinâmicas em grupo e entrevistas presenciais,  não é mesmo? E esse modelo ainda é usado em muitos casos. Entretanto, com o auxílio da tecnologia, tornou-se possível potencializar  e agilizar esses processos, permitindo uma análise dos candidatos de maneira mais precisa e eficiente.

Já com a popularização de serviços de videoconferência, tornou-se viável a realização de algumas etapas destes processos seletivos à distância, como as próprias dinâmicas e entrevistas, o que elimina a necessidade de deslocamento dos candidatos e agiliza o processo.

Além disso, hoje já existem no mercado ferramentas extremamente poderosas, como a oferecida pela Gupy, que trabalham a partir de análise de dados e reconhecimento de padrões. Elas prometem uma determinação mais assertiva do perfil comportamental dos candidatos, avaliando se ele se encaixa ou não no que é esperado pela empresa. Tudo isso facilita muito o processo e como bônus oferece um feedback construtivo para o candidato, evitando que ele tenha uma má imagem da empresa em caso de não aprovação.


Capacitação e Desenvolvimento

Por mais que a captação de talentos para sua empresa seja feita de forma magistral, é inocente acreditar que os novos funcionários já terão todas as habilidades necessárias para exercer suas funções. A partir disso, torna-se necessário um trabalho de capacitação destes, transmitindo-lhes novos conhecimentos e técnicas.

Por muitos anos, esse tipo de atividade ficou restrita a treinamentos presenciais, fornecidos pelos membros mais experientes aos novatos. Hoje em dia, entretanto, é possível encontrar uma série de empresas que fornecem cursos online que atendem a diversas demandas de capacitação para funcionários, como a Coursera, que presta serviços a renomadas universidades, o que expande as possibilidades de aprendizado de maneira prática e, na maioria dos casos, barata.

Além disso, são inúmeros os meios de potencializar o desenvolvimento individual dos seus funcionários, o que é essencial para a manutenção de um bom clima organizacional. Hoje em dia, é possível realizar cursos online de gestão de tempo ou até de autoconhecimento, como o Trilha, da Fundação Estudar, além de diversas opções gratuitas.


Administração de Pessoal

Atividades rotineiras em recursos humanos

São bem conhecidas diversas atividades rotineiras realizadas pelos departamentos de recursos humanos, como controle da folha de pagamento, avaliação de desempenho dos funcionários, controle de frequência e da saúde ocupacional.

Durante muitos anos, essas atividades foram realizadas apenas com o auxílio de ferramentas simples, como papel e caneta, e mais recentemente, com o auxílio de planilhas virtuais, o que já foi um grande avanço.

Todavia, isso vem se tornando cada vez mais prático, uma vez que diversas empresas produzem softwares que unem diversas dessas atividades, como os oferecidos pela METADADOS e pela rh1000, que prometem soluções ágeis e práticas para os trabalhos de recursos humanos.

Todas as ferramentas citadas contribuem fortemente para melhores resultados, pois quando um funcionário trabalha sob uma boa gestão estratégica de pessoas, todo o seu potencial pode se transformar em resultado e os índices de satisfação e retenção sobem por uma questão muito simples: ela começa a sentir que está crescendo e entregando o seu melhor. Esta é uma das maneiras mais consistentes de trazer motivação, felicidade e foco para o ambiente de trabalho.

E aí, quais tecnologias você utiliza no RH da sua empresa? Conte pra gente aí nos comentários! Se tiver alguma dúvida ou sugestão é só falar também! Obrigado pela leitura ;)

Foto de Ismael de Melo
Ismael de Melo
Estudante de Engenharia de Computação na Unicamp e Assessor Sênior de Gestão de Pessoas da Conpec.
Artigos relacionados

Desculpe, nenhum artigo relacionado foi encontrado