UI: Detalhes que aumentam a satisfação dos seus clientes

17/11/2016

Em nosso artigo sobre User Experience (UX), apresentamos a você a importância desse conceito para seu negócio. Hoje te mostraremos um conceito totalmente interligado à UX e tão importante quanto: a User Interface (UI).

Interface do usuário

Basicamente, enquanto a UX se traduz na experiência que um usuário tem com algo, a UI engloba as maneiras com as quais essa experiência será alcançada. A seguir iremos explicar melhor sobre esse segundo conceito.

Afinal, o que é UI?

UI (User Interface ou, em tradução livre, “Interface do Usuário”) compreende todos os elementos visuais ou perceptíveis com os quais o usuário interage no seu produto (no caso, como focaremos em um site, estaremos falando aqui da Interface Gráfica do Usuário). O menu, a posição dos botões, a cor do plano de fundo, o layout (estrutura) da página ou até um som podem ser elementos da UI.

O principal objetivo é tornar a interface (meio de interação entre uma pessoa e um site) do seu produto mais intuitiva, eficiente e “user-friendly” (amigável ao usuário), ou seja, trazer satisfação do cliente. Logo, mais que melhorar o visual da sua página, a usabilidade deve ser o foco.

Ainda, uma boa UI possui (de acordo com o artigo da UsabilityPost) 8 características fundamentais: clareza, concisão, familiaridade, responsividade, consistência, atratividade, eficiência e capacidade de se “desfazer”.

UI vale a pena?

Imagine a seguinte situação: você quer comprar um tênis de corrida pela internet. A primeira coisa a se fazer é procurar no Google por sites que vendem tênis de corrida. Obviamente, o preço baixo é um fator determinante para sua escolha, entretanto, o que te leva a decidir realizar a compra quando os preços são semelhantes?

Para entender a perspectiva do cliente, daremos aqui um exemplo de um website de consultoria que passou por uma melhora em sua Interface do Usuário:

exemplo que não utiliza ui

Percebemos aqui um texto de descrição muito grande para imagens no formato slide; apenas a seta da direita está destacada de azul; a fonte do menu de páginas passa um aspecto um pouco obsoleto.


Exemplo de site com melhor UI

Muito melhor, não? A descrição está mais concisa e destacada; os serviços oferecidos estão mais chamativos e com ícones relacionados; o menu superior possui um design muito mais moderno; o logo da empresa também foi melhorado; as cores foram mais bem utilizadas. Tudo isso com um design mais equilibrado e moderno.


Bom, voltemos à compra do tênis. Acabamos de ver que um site com uma UI mais bem estruturada passa mais confiança e satisfação do cliente, aumentando suas chances de efetivar a compra. Conclusão, por se sentir confortável com a interface do site, a pessoa tende a fechar uma compra mais facilmente.

Como posso implementar UI?

Felizmente, há inúmeras formas de melhorar o UI de um website, dependendo de suas necessidades. De acordo com informações dos sites goodui e boagworld, listaremos aqui algumas dicas interessantes:

  • use um layout de coluna única ao invés de multicolunas;
  • tente manter informações com um assunto parecido agrupadas;
  • utilize comentários de clientes sobre sua empresa ao invés de auto-promoção (isso aumenta em 3% a taxa de persuasão do cliente);
  • repita ações call-to-action (mecanismos que induzem o cliente a realizar alguma ação, como compartilhamento ou fornecimento de dados de contato), como botões de compartilhamento em redes sociais, de maneira equilibrada (isso aumenta 84% de efetividade para conseguir ações com o cliente);
  • não exagere em conteúdos e imagens nem seja minimalista demais: o equilíbrio é a peça chave do design;
  • lembre-se de que vários tipos de clientes podem visitar seu site, logo a interface busca agradar a todos;
  • foque em mostrar ao cliente o que ele quer;
  • uma UI ruim repele clientes, enquanto uma boa UI se torna seu diferencial.

O site goodui apresenta outras 70 dicas de UI que podem auxiliar nos mais diversos tipos de site, portanto recomendamos sua leitura.

Onde eu posso saber mais sobre UI?

Interessante como pequenas ações de design podem trazer resultados significativos para seu negócio, não? E o mais importante, essas ações trazem confiança e satisfação do cliente. Porém, como já dissemos, o UI é um conceito muito abrangente, e se relaciona muito com o UX. Assim, gostaríamos de recomendar a vocês alguns materiais de estudo mais aprofundado sobre ele: o blog da Raffcom, em português, e o artigo da WebdesignerDepot e o infográfico da DesignMantic, ambos em inglês .

Esperamos muito ter te ajudado nessa jornada de promover a satisfação do cliente! Qualquer dúvida estaremos sempre à disposição de ajudá-lo ou ajudá-la!

Foto de Gustavo Umehara
Gustavo Umehara
Estudante de Engenharia de Computação na Unicamp e Diretor de Marketing (2017) na Conpec.
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