UX: entenda como conquistar clientes

11/11/2016

Aumente a conversão de clientes e saiba como conquistá-los, entendendo o básico deste conceito essencial para qualquer tipo de negócio.

O que é experiência do usuário

O que é UX?

User Experience (traduzindo do inglês, experiência do usuário) ou simplesmente UX, é um termo que engloba todos os aspectos da interação do cliente final com uma companhia, seus serviços e seus produtos. Segundo Donald Norman, considerado o pai do UX, é a relação que uma pessoa tem com todo o sistema, desde o primeiro contato - a experiência da descoberta - até ao jeito que se comporta e se refere ao produto diante dos outros.

Entender a experiência do seu cliente com a empresa é fundamental para garantir a qualidade do seu serviço e aumentar sua conversão de clientes e contratos fechados. Trata-se de entender suas necessidades, determinar o problema a ser resolvido e definir o caminho a se seguir para resolvê-lo, assim poupando esforços desnecessários e focando no que trará resultados melhores.

Não é de interesse, por já, tratar de todos os pontos de UX pois o conceito é muito amplo e engloba diversas áreas de estudo. Assim, vamos falar da experiência do usuário com tecnologias de informação.

“A primeira impressão é sempre a que fica."

Provavelmente você já deve ter ouvido falar desse ditado. Pois bem, ele se aplica perfeitamente no seu site. Existem centenas de outras páginas na internet que oferecem um mesmo serviço, e o usuário não tem tempo nem interesse de conhecer cada um a fundo.

Com essa grande concorrência, o mercado percebe que é de exímia importância atrair o seu cliente e fornecer uma boa experiência ao usuário. Nos auxiliando no UX, temos um estudo feito pela T-mobile com a Dynatrace que mostrou que a taxa de conversão de um site diminui significativamente após cada segundo de espera, e ainda, os usuários são menos motivados a retornar ao site após uma má experiência, o que os leva a procurar pela concorrência.

Ainda, o julgamento da credibilidade de um site é, em muito, baseada apenas na estética visual dele.

Então eu devo investir em UX?

Investir em UX

“Ok, então o que eu preciso é planejar meu site para que ele seja rápido e com um visual atrativo?”

Sim, mas o UX não se resume a só isso! O usuário precisa encontrar o que ele deseja da forma mais rápida e intuitiva possível. Resumindo, tudo o que agrada o usuário após visitar o seu site, é considerado como UX. Logo, entendemos a importância e abrangência deste conceito.

Para ajudá-lo a entender, citaremos alguns números interessantes vindos de grandes empresas que logo focaram seus esforços nos clientes:

  • 15% foi a diminuição da taxa de abandono da Times.com após a adoção da rolagem infinita;
  • $80 milhões de dólares foi o lucro adicional da Bing após escolher o tom certo de azul;
  • 279,64 vezes maior é a chance de uma pessoa escalar o Monte Everest do que clicar em um anúncio online;

A partir de pesquisas e entrevistas com usuários, essas empresas conseguiram coletar dados suficientes para saber o que faltava e onde poderiam fazer alterações. A usabilidade, o visual, o conteúdo e muitos outros aspectos compõem o laço que forma a relação da pessoa com o produto e aumenta a sua chance de conquistar novos clientes.

Dica: como calcular a velocidade do seu site?

Como dito anteriormente, a velocidade do seu site é um fator crítico para obter uma boa taxa de conversão. Tendo isso em mente, é necessário saber como medir e analisar o seu tempo de resposta.

Sugerimos a ferramenta do próprio Google, Page Speed Insights, que analisa a performance do site tanto para desktop quanto mobile. Baseada em velocidade e experiência do usuário, a ferramenta gera uma nota de 0 a 100, sendo 100 a melhor nota.

Ao fim disto tudo, caso você queira se aprofundar no assunto, nós recomendamos que leia o artigo do blog da Arquitetura de Informática.

Agora que você aprendeu o básico de UX, já sabe por onde começar para converter seus visitantes em clientes! Ficou alguma dúvida? Nossa equipe estará sempre à disposição :)

Foto de Willian Hayashida
Willian Hayashida
Estudante de Engenharia de Computação na Unicamp e Assessor de Marketing na Conpec.
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